Texto originalmente escrito não sei quando (olhei aqui nas informações do documento mas não botei fé na data) na minha antiga conta de instagram.
O Dilema das Redes Sociais, documentário Netflix
No final de semana passado assisti ao documentário do Netflix, O Dilema das Redes Sociais, um filme que explica bem didaticamente como o Todo Poderoso Algoritmo funciona para que cada vez mais as pessoas passem mais tempo nas plataformas, sob o pretexto de entregar a melhor experiência para o usuário. E a urgência de se rever toda essa indústria criada nos últimos anos.
Não serei o ativista panfletário contra as redes sociais, até porque desmerecer os pontos positivos que a tecnologia trouxe e focar somente nos malefícios também seria alienação. O paranauê da coisa é usar as plataformas com sabedoria e não como anestesia, um lance que com muita sinceridade é difícil bagarai (terapia ajuda viu?!).
No filme eles usam o termo “voodoo cibernético” e como ilustração um avatar tecnológico do usuário sendo conduzido por fios de marionete pelas “mãos” do algoritmo, uma imagem bem forte e que infelizmente não deixa de ser verdadeira para quem não se questiona o modus operandi do mecanismo.
E só pra fechar, não podemos esquecer que os algoritmos são desenvolvidos por pessoas para atender a demanda de outras pessoas! No final e na essência ainda é sobre pessoas manipulando pessoas e não código matemáticos perniciosos tentando gerar bolhas de atividade infinita e gatilhos de consumo para o usuário.
Então bora fugir da Matrix e repensar nosso consumo das redes sociais para sermos a massa de manobra que eles tanto almejam, acredito só com um comportamento mais consciente nosso nas plataformas essas indústrias serão forçadas a repensar o modelo de negócio e pararem de tratar as pessoas como escravos digitas do século 21.
Comentários
Postar um comentário